quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Cooperativas femininas terão apoio para organização econômica

por Secom em 17/08/2011 20:45hs

Cooperativas femininas terão apoio para organização econômica Ampliar
  • Política para mulheres beneficiará 10,2 mil trabalhadoras rurais até 2015/ Foto: MDA
Meta até 2015 é auxiliar 6,4 mil grupos de mulheres a ampliar capacidade de produzir e vender
A produção coletiva de 6,4 mil grupos de mulheres terão apoio para ampliar a gestão compartilhada e a definição de estratégias coletivas de produção e comércio até 2015. A Política Setorial de Mulheres do Ministério do Desenvolvimento Agrário também garantirá recursos para infraestrutura de ao menos 680 organizações, beneficiando 10,2 mil trabalhadoras rurais até 2015. Essas ações fazem parte do Programa Nacional de Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais (Pronat).
Já o Programa de Organização Produtiva de Mulheres Rurais (POPMR), a partir deste ano, destinará apoio financeiro ao fortalecimento de redes de grupos produtivos de mulheres, tendo como eixos principais a promoção comercial, a gestão e comunicação. O objetivo é atender cerca de 3,2 mil organizações articuladas em redes até 2015.
Criado em 2008, o POPMR fortalece a autonomia econômica de mulheres e as organizações produtivas. Em 2010, foram identificados mais de 9,4 mil grupos produtivos com predominância feminina. Nos Territórios da Cidadania, mais de 15 mil mulheres foram capacitadas sobre as políticas públicas e mais de 296 grupos foram apoiados para participar em feiras, com investimento superior a R$ 2 milhões. De 2008 a 2010, foram destinados cerca de R$ 17,5 milhões, beneficiando mais de 65 mil mulheres.
Comitês de mulheres - Desde 2009, o MDA apoia ações de articulação das mulheres nos Territórios da Cidadania, para fomentar a participação nos espaços de decisão, gestão e monitoramento da política de desenvolvimento territorial. Atualmente, são 77 comitês de mulheres em Territórios da Cidadania.
A busca para alcançar a paridade entre mulheres e homens em todas as instâncias colegiadas se dará com a obrigatoriedade de 30% de mulheres dos 280 colegiados territoriais. Para isso, os colegiados ofertarão recreação infantil durante as reuniões. Também buscará garantir o equilíbrio de gênero nas composições das equipes articuladoras territoriais e estaduais.
Marcha das Margaridas 
A 4ª Marcha das Margaridas, que reuniu cerca de 70 mil mulheres de todo o País, em Brasília, entre 15 e 17 de agosto, é uma ação das mulheres do campo e da floresta para conquistar visibilidade, reconhecimento social e político e cidadania plena.

Fonte Ministerio do Desenvolvimento Agrario MDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário